• outubro 21, 2020

Entenda o caso: Cachorros em Hong Kong são contaminados com COVID-19

 Entenda o caso: Cachorros em Hong Kong são contaminados com COVID-19
Compartilhe

Sabe-se que o contágio entre pessoas é a principal forma de transmissão do coronavírus (COVID-19). O vírus é resistente ao ambiente e apenas o contato com superfícies contaminadas é o suficiente para contraí-lo, já que ele pode se manter infectante por horas ou dias a depender das condições ambientais, assim como no pelo dos animais domésticos, por isso a importância na conscientização das medidas preventivas há serem tomadas e colocadas em prática pela população.

Devo me preocupar com a disseminação do COVID-19 em animais?

A princípio, não. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há evidências que animais transmitam o novo vírus responsável pela atual pandemia para outros animais e/ou para pessoas. Porém, por se tratar de uma nova doença, o correto é ter cuidado com os animais tanto quanto com as pessoas em casa. Portanto, para a proteção de ambos, o uso de luvas, máscaras e higienização das mãos antes ou depois de ter contato com qualquer animal é imprescindível.

E os dois casos em Hong Kong?

O primeiro caso, um cão idoso, de uma tutora confirmada para a doença, foi registrado como fracamente positivo, apesar do Spitz não apresentar sintomas e de ficar em quarentena, alguns dias após a confirmação o animal veio a óbito.

Um pastor alemão, foi o segundo cão a testar positivo para o vírus, após seu dono ser confirmado como infectado. O animal em questão foi enviado para a quarentena, junto a outro cão sem raça definida (srd) da mesma residência, que por sua vez não obteve resultado positivo para o teste. Nenhum dos dois apresentam sintomas da doença.

Opinião da especialista 

Apesar da afirmação da OMS continuar sendo “que não há transmissão entre humanos e animais”, o indicado é que tutores contaminados restrinjam seu contato com o pet, afinal, o mundo está lindando com um vírus novo que ainda pouco se sabe.

Redação

redacao@tomenoticia.com.br

Matérias Relacionadas