• outubro 29, 2020

Entenda porque os animais não transmitem COVID-19

 Entenda porque os animais não transmitem COVID-19

Reprodução Abpv.vet.br

Compartilhe

A saúde humana e saúde animal estão perpetuamente ligadas, 70 a 80% das doenças infecciosas tem origem zoonótica.

Mas, o que é uma zoonose?
A definição de zoonose é a de doenças que são transmitidas de animais para homens e de homens para animais.

O coronavírus (COVID-19) que está causando uma pandemia atualmente, não é uma doença de caráter zoonótico, pois não há transmissão entre animais e homens.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda não foram registrados casos da transmissão do Covid-19 para animais domésticos.

Entenda, o Corona, é uma família de vírus que causa principalmente problemas respiratórios, esta possui dois gêneros, Betacoronavirus que da origem ao subtipo Sars Cov2, Sars e Mers, que podem ir de uma gripe comum até uma infecção respiratória aguda. E o Alphacoronavírus, que se subdivide em CCoc e FCov.

O Sars-Cov-2, causador do Covid-19, afeta apenas a humanos, causando os sintomas já conhecidos, tosse seca, febre alta, coriza e congestão nasal, além da dificuldade respiratória.

O coronavirus canino, causado pelo CCoC, é conhecido desde a década de 1970, e atinge apenas cães, causa gastrointerite viral, provocando desconforto intestinal, diarréia e vômito, para esta já existe vacina, v8 e v10.
Há também a mutação do vírus, o FCoV, que atinge apenas gatos e é responsável por causar a PIF – periotonite infecciosa felina -.

Reprodução Abpv.vet.br

Por que a vacina animal não pode ser usada nos humanos?
A atual epidemia do COVID-19 não é do mesmo subtipo que afeta cães e gatos, portanto a vacina destinada a cães não tem correlação com o Covid-19.

Contudo, é orientado a tomar cuidado ao passear com o seu bichinho pela rua, evite que pessoas o acariciem, o vírus pode ficar no seu pelo e levá-lo para dentro de casa.

Redação

redacao@tomenoticia.com.br

Matérias Relacionadas