• outubro 21, 2020

Prefeitura de Simões Filho atua com diversas ações no combate ao Coronavírus

 Prefeitura de Simões Filho atua com diversas ações no combate ao Coronavírus
Compartilhe

Combater os impactos causados pelo coronavírus tem sido uma tarefa persistente em Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Com isso, a Prefeitura Municipal, desde o início da pandemia, tem realizado constantemente ações que visam minimizar o contágio e garantir a saúde e bem-estar da população.

Entre as atividades, estão:

TOQUE DE RECOLHER: ação em cumprimento do Decreto Estadual: 19.813 e Decreto Municipal: 467/2020. Iniciou no dia 05 de julho e seguirá até 12 de julho, das 18h às 05. No período, é proibido a circulação das pessoas e permanência em parques, praças públicas, ruas e logradouros. Permitindo o funcionamento de serviços essenciais das 05h às 17h (hipermercados, mercearias, farmácias, unidades de saúde, serviços de segurança privada, serviços funerários, postos de combustíveis, bancos, lotéricas e estabelecimentos voltados a alimentação e cuidados a animais, atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico, comunicações e intervenções de infraestrutura do poder público municipal).

BARREIRAS SANITÁRIAS: realiza aferição de temperatura, distribuição de máscaras, desinfecção da área externa dos veículos e o teste rápido, quando apresentado febre e sintomas de covid-19 há mais de sete dias.


APOIO PSICOLÓGICO:
por meio Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania, tem sido disponibilizado o atendimento psicológico por telefone 71 98546-5741. Assim, devido ao momento delicado, munícipes podem ter atendimento com profissional especializado e buscar apoio.

DISK BENEFÍCIO: canal de comunicação criado para atendimento dos moradores em situação de vulnerabilidade social. Funciona por meio do telefone 3295-3570, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Após atendimento, as assistentes sociais visitam o morador para avaliar a situação socioeconômica e faz com que a lei 1115/2019, que institui os Benefícios Eventuais seja cumprida. Em maio, mais de 6 mil famílias já haviam sido beneficiadas.


TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO:
além da demarcação nas filas das Casas Lotéricas e Caixa Econômica, para disciplinar e garantir o distanciamento e instalação de toldos, a Prefeitura também colocou equipes nas ruas para conscientizar e fiscalizar. Na rua da Caixa no Centro, o trânsito foi alterado para possibilitar o cumprimento da distância e garantir segurança para os usuários.


BLITZ DE FISCALIZAÇÃO:
visando preservar e garantir a saúde pública na cidade, diariamente, equipes da Prefeitura realizam blitz nos bairros para garantir o cumprimento das medidas de prevenção.


DESINFECÇÃO: com solução específica para o combate ao coronavírus, em pontos de ônibus, região do Mercado Municipal, Centro Comercial José Trindade. Bairros que já receberam o serviço: Ilha de São João, Pitanguinha, Ponto de Parada (Largo e Baixa da Jaqueira), Centro, Cristo Rei, CIA I, Parque Continental, Major Tapioca, Palmares, Pitanga de Palmares, Vida Nova, Universitário I e II. Seguindo um cronograma da secretaria responsável, as atividades seguem acontecendo com base em um cronograma estabelecido.



AUXÍLIO MERENDA:
alunos da rede municipal recebem o valor mensal de R$ 50 para contribuir na alimentação. A ação iniciou em maio e vai durar até o fim da pandemia.

SIMÕES FILHO BOA GENTE: ambulantes, feirantes e trabalhadores informais com atividades ligadas ao Mercado Municipal, passaram a ter direito do auxílio financeiro de R$ 220. A ação também iniciou em maio.

FISCALIZAÇÃO NO COMÉRCIO: o objetivo é garantir o cumprimento das recomendações de fechamento do comércio e nos estabelecimentos listados como essenciais, visando o cumprimento das normas de saúde e distanciamento.


MOVIMENTA BOA GENTE EM CASA: programa criado pela Secretaria de Esportes e da Juventude que realiza lives nas redes sociais da Prefeitura com modalidades esportivas de segunda, quarta e sexta às 06h e às 17h. Modalidades: Karatê, Futsal, Handebol, Saúde e Movimento, Judô, GR, Capoeira, Vôlei, Basquete.

UNIDADE DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS: instalada nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a unidade conta 22 leitos clínicos, sala vermelha para estabilização, respiradores mecânicos e diversos outros equipamentos.


ANTECIPAÇÃO DE FERIADOS: São João (25/05), Independência da Bahia (26/06) e Aniversário da Cidade (27/05) e ponto facultativo (28 e 20). Com isso, a cidade ficou cinco dias apenas com o funcionamento dos serviços essenciais.

TOQUE DE RECOLHER: no dia 20/05 a 05/06 foi instalado restrições na circulação na cidade das 20h às 05h da manhã.

RESTRIÇÕES NOS BAIRROS: as atividades aconteceram entre 18/06 e 02/07, seguindo cronograma para cada bairro, medidas restritivas 24h por dia foram adotadas no: CIA I, Vida Nova, Pitanguinha, KM 25, Centro, Ponto de Parada. No período, as atividades formais e informais foram proibidas e no bairro era distribuído máscaras, aferida a temperatura e desinfecção das vias públicas.

Redação

redacao@tomenoticia.com.br

Matérias Relacionadas