Carro voador é aprovado em testes, veja vídeo

HomeTecnologia

Carro voador é aprovado em testes, veja vídeo

Um carro que pode se transformar em uma pequena aeronave passou nos testes de voo com louvor na Eslováquia, dizem os desenvolvedores. O “AirCar” recebeu um Certificado de Aeronavegabilidade oficial pela Autoridade de Transporte Eslovaca após completar 70 horas de “testes de voo rigorosos”, de acordo com a Klein Vision, a empresa por trás do “veículo carro-avião de modo duplo”.

Os voos de teste – que incluíram mais de 200 decolagens e aterrissagens – eram compatíveis com os padrões da Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA), disse a empresa em comunicado à imprensa na segunda-feira. “Os testes de voo desafiadores incluíram toda a gama de manobras de voo e desempenho e demonstraram uma surpreendente estabilidade estática e dinâmica no modo de aeronave”, disse a empresa.

Um porta-voz da Klein Vision disse à imprensa que é necessária uma licença de piloto para pilotar o veículo híbrido e acrescentou que a empresa espera ter o “AirCar” disponível comercialmente dentro de 12 meses.

Uma equipe de oito especialistas acumulou mais de 100.000 horas convertendo conceitos de design em modelos matemáticos que levaram à produção do protótipo. O “AirCar” é movido por um motor BMW 1.6L e funciona com “combustível vendido em qualquer posto de gasolina”, disse Anton Zajac, cofundador da Klein Vision.

“Acredito que veremos veículos totalmente elétricos ou pelo menos híbridos desse tipo, ou similar, em um futuro próximo, contribuindo para nossas metas de sustentabilidade ambiental”, finaliza.