Castramóvel prossegue com atendimentos no Parque da Cidade

HomeBem-estar

Castramóvel prossegue com atendimentos no Parque da Cidade

O Castramóvel, serviço itinerante gratuito de castração de cães e gatos, prossegue com atendimento à população do bairro do Itaigara e adjacências. O equipamento, instalado desde o último dia 6, prossegue com os acolhimentos no estacionamento do Parque da Cidade, localizado na Avenida ACM, até o dia 5 de agosto.

Fotos: Bruno Concha/Secom

Fotos: Bruno Concha/Secom

 Na manhã desta quarta-feira (29), o movimento era grande, apesar da chuva na capital soteropolitana. Até às 10h30, estavam previstas pouco mais de 50 castrações de cães e gatos para o dia de hoje. De acordo com a diretora de Proteção Animal (Dipa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Michele Holanda, o Parque da Cidade foi escolhido pela boa localização e a intenção é atender à demanda dos moradores de bairros do entorno, como Santa Cruz, Nordeste de Amaralina, Itaigara e Pituba.

 A auxiliar de serviços gerais Gabriela dos Santos, de 35 anos, que é moradora da região e ajuda a cuidar de uma colônia na comunidade da Nova República, elogiou a iniciativa de ter o Castramóvel em um local próximo. Ela contou que há muitos gatos na localidade e o serviço tem sido fundamental para a castração dos bichanos.

 A pedagoga Renata Lemos, de 49 anos, mora em Sussuarana e também colabora no cuidado com gatos de rua. Ela ressaltou que a castração evita a reprodução dos animais. “Hoje eu trouxe três para cadastrar, mas já cheguei a trazer seis animais em um dia”.

 Acesso – Diariamente, são realizados cerca de 30 procedimentos. Desse total, dez são ofertados para marcação presencial, de segunda a sexta, das 8h às 10h. As demais vagas podem ser agendadas no e-mail agendamento.dipa @ gmail. com ou presencialmente nos postos de saúde da rede municipal. Basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

 No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. O outro Castramóvel permanece estacionado no Centro Social Urbano (CSU) de Pernambués.

 Controle – A castração é um procedimento que beneficia a saúde do pet, por prolongar a vida do animal e fazer o controle populacional. Além disso, previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. A intervenção diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal.